quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

BONECOS DE NEVE

No inicio deste mês, baseados no tema do Inverno e na aula de expressão plástica, a turma do 3º ano F construiu com vasos de barro, meias velhas, botões, arame escova, massa de moldar e guache branco, estes lindos bonecos de neve:

Esperamos que tenham gostado...

“Os monumentos de Portalegre”

A cidade de Portalegre tem condições naturais muito próprias que lhe dão um encanto especial: esta cidade encaixada no vale é rodeada por serras muito verdes. Aqui encontramos alguns monumentos mais antigos de valor histórico: O castelo e as muralhas, que chegaram a fechar totalmente a cidade com as famosas portas “ de Alegrete” “do Crato” “de Elvas” e “da Devesa”… Dentro das muralhas existem várias casas apalaçadas.
Portalegre tem também monumentos religiosos muito interessantes: Mosteiro de S. Bernardo, Convento de Sta. Clara, Convento de S. Francisco e Convento de S. Sebastião. Há também várias capelas, igrejas e ermidas. Podemos também encontrar várias casas museus, como a casa museu José Régio.

Texto da Rita São João 3º F

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Visita à Exposição " A Brincar- no Castelo"

No dia vinte de janeiro o 4.º ano H e I foram fazer uma visita de estudo ao castelo para ver uma exposição de brinquedos infantis. Quando se chegou vimos o castelo e uma senhora  ia indicando a importância dele e das suas  divisões. A seguir viu-se a exposição com brinquedos antigos de diferentes épocas: pião, casas de bonecas, carrinhos em lata...
Foi muito divertido e aprendemos algumas coisas sobre  o castelo e como os nossos avós brincavam.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Adivinhas de Inverno

A turma do 3º ano F recolheu algumas adivinhas relacionadas com o Inverno, ora vejam lá se descobrem as respostas:

Protegem-te a garganta
Se no pescoço os enrolas,
Mais curtos ou mais compridos,
Podem ter listas ou bolas.

(Resposta: Cachecóis)

Quando começa a fazer frio
Toda a gente vai comprá-los
Para estarem bem quentinhos
Nas cabeças vão usá-los.

(Resposta: Gorros)

No Inverno tenho frio
Nas mãos e nos dedinhos.
Adivinha o que os tapa,
Tê-los-ás “muito quentinhos”.

(Resposta: Luvas)

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

A LENDA DO BOLO-REI

Há muito muito tempo, os Reis Magos na sua viagem para Belém, passaram por muitas terras. Pelo caminho, encontraram pessoas que lhes deram presentes, coisas para levarem na sua visita a Jesus: ovos, laranjas, favas, figos, nozes, uvas, mel… O moleiro deu-lhes um saco de farinha.

Tudo o que lhes davam, os Reis metiam num grande saco que levavam no alforge do camelo.
Uma noite, pararam para descansar na cabana de um pastor. Este quis oferecer-lhes leite das suas ovelhas e foi buscar um grande caldeiro dele. Mas, ao entrar na cabana, o pastor tropeçou e o leite entornou-se todo dentro do saco dos presentes, que as pessoas deram aos Reis Magos. Ficou tudo numa grande confusão!...
Então, o Rei Belchior lembrou-se de amassar tudo, fazendo um bolo em forma de roda e que foi cozido no forno do pastor. Ficou delicioso!
E foi assim que surgiu o 1ºBolo Rei.

Pesquisa colectiva 1ºano – Turma A

O CUCO CANTOR

Era uma vez um cuco que vivia na mata perto da casa dos manos, Caetano e Catarina. Chovia muito, porque era inverno, mas o cuco não parava de cantar. De noite, os irmãos não conseguiam dormir, porque ele cantava mesmo empoleirado num ramo da árvore que estava ao pé da janela do seu quarto. Então, eles decidiram que no dia seguinte iriam dar um passeio pela mata e apanhar o cuco cantor.

Pela manhã, lá foram eles... Procuraram, procuraram, olhando para as árvores, para o céu, até que viram o cuco a beber água num pequeno charco.
O Caetano foi devagarinho e apanhou o pássaro. A Catarina abriu a gaiola que levava na mão e o irmão meteu o cuco lá dentro. Levaram-no para casa e colocaram a gaiola na cave escura. Nessa noite o cuco já não cantou e dia após dia, ele ficava cada vez mais triste...
Lá na mata a doninha sentia-se triste e sozinha, pois não ouvia o cantar do seu amigo cuco. Então, ela foi até à casa dos manos, entrou devagarinho pela janela da cave, abriu a porta da gaiola e soltou o cuco. Eles fugiram e foram-se esconder na toca da doninha.
Pela manhã, quando os manos foram dar comida ao cuco, viram que ele tinha fugido. Foram logo a correr para a mata, mas não o encontraram e até pensaram que ele teria sido comido pelo seu gato ou por outro animal da mata.
Eles regressaram tristes a casa e contaram à mãe o que tinham feito... E a mãe disse-lhes:
- Oh, meus filhos, vocês fizeram uma má acção, pois o cuco não é um animal de estimação, ele é selvagem e gosta de cantar e voar em liberdade.
Passados dois meses chegou a Primavera e numa manhã de sol, o Caetano e a Catarina ouviram e viram o cuco a cantar com a doninha ao lado, na árvore que ficava ao pé da janela do seu quarto.
Eles ficaram contentes, pois o passarinho estava livre e feliz.

História aos pedacinhos- 1º ano- Turma A

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Dia de Reis

No dia de Reis esteve no Jardim de Infância um pai
da sala A que nos veio ensinar a fazer
Bolo-Rei. Nós adorámos ver e participar
nesta atividade... e os bolos-rei estavam deliciosos.
 

domingo, 2 de janeiro de 2011

Novo Ano

A Comunidade Educativa da Escola do Atalaião deseja a todos um bom ano de 2011.