domingo, 30 de maio de 2010

Casa Museu José Régio

Durante a última semana, os alunos da EB1 de Atalaião foram visitar a Casa Museu José Régio. Esta visita foi realizada no âmbito do Projecto Curricular do Agrupamento e das comemorações dos 80 anos da chegada de José Régio a Portalegre e os 40 anos da sua morte.

"A Casa de José Régio de Vila do Conde foi adquirida pela Câmara Municipal e aberta ao público em 17 de Setembro de 1975. Não se trata de um Museu organizado enquanto tal. É a casa que o poeta herdou de sua tia - A Madrinha Libânia - , e que preparou para viver quando se aposentou. É o local onde José Régio expôs algumas das muitas peças que foi recolhendo ao longo da sua vida."

Veja algumas fotos desta visita...

Dinossauros

No dia 28 de Maio, o Jardim de Infância foi visitar a exposição dos Dinossauros no Convento de S. Bernardo. Foi um tema que as crianças gostaram muito de abordar. Quase todos trouxeram dinossauros que tinham em casa e depois na sala contaram histórias acerca da época Jurássica e de como os dinossauros se extinguiram da Terra. Para completar este projecto fizeram a experiência do vulcão que foi um êxito.



        

As Mais no JI

No nosso Jardim de Infância  fizémos no dia 19 de Maio de manhã o desfile das Maias comemorando desta forma uma tradição muito antiga existente na nossa cidade de Portalegre. Os Pais mais uma vez colaboraram na realização desta actividade e acompanharam as crianças pelas ruas no bairro do Atalaião, juntamente com as educadoras, as assistentes e as alunas estagiárias. A receptividade dos habitantes do bairro foi muito positiva e participativa, dando rasgados elogios a esta nossa iniciativa. As crianças gostaram da actividade e divertiram-se bastante.
As Educadoras Ana e Dora

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Viver é preciso...

A CERCI propôs à escola que cada turma decorasse uma t-shirt , tendo em conta o tema "Viver é preciso..." da Campanha Pirilampo Mágico 2010.
Alunos e professores meteram mãos à obra e vejam que lindas t-shirts surgiram...



quarta-feira, 26 de maio de 2010

As Maias

O dia 23 de Maio foi o Dia da Cidade porque foi nessa data que o rei D. João III elevou Portalegre à categoria de cidade. Como nesta altura do ano os campos estão cheios de malmequeres brancos e amarelos, é costume, durante as festas da cidade, as meninas vestirem-se de branco e enfeitarem-se com fios e pulseiras feitos destes malmequeres.
Logo, algumas meninas da EB1/JI de Atalaião participaram no Desfile das Maias.
Aqui ficam algumas fotos deste momento tão conhecido da nossa cidade...

Lenda da Maia

Era uma vez uma pastora chamada Maia que passava os seus dias alegremente, a guardar o rebanho nas margens de um ribeiro.


Era muito bonita, formosa e serena e um pastor chamado Tobias, muito bondoso, gostava muito dela e fazia-lhe companhia, tocando flauta.
 
Certo dia apareceu-lhes de repente um vagabundo que os assustou. Tobias escondeu-se atrás de um rochedo, mas Maia, hospitaleiramente, pegou na sua cabaça, encheu-a no ribeiro e ofereceu-a a Dolme. Era assim que se chamava o vagabundo, que era muito mau. Este deixou cair a cabaça de propósito e agarrou Maia com força que desatou a chamar por Tobias.

Tobias veio logo em seu auxílio para a defender do vagabundo, mas como não estava habituado a lutar, foi morto com um machado de pedra.
 
Maia, quando viu Tobias morto ficou apavorada e quis fugir, mas o vagabundo apanhou-a e acabou por tirar-lhe também a vida. Depois, só com as ovelhas ruminando à volta, Dolme desatou a fugir por esses outeiros fora e desapareceu na tarde.

O pai de Maia, que era Lísias, vendo que se fazia noite e a filha não chegava com o rebanho, decidiu procurá-la. Não a encontrando, regressou a casa, triste e desolado. Depois foi ao Templo que tinha mandado edificar em honra de seu pai - Baco – e orou para que nada de mal tivesse acontecido a Maia. Nessa altura, o cão que acompanhava o rebanho de Maia, uivou e ajudou-o a encontrar o corpo da filha.

Ficou como um louco com a tristeza e dor que sentia e, durante anos, ninguém o conseguiu afastar daquele local, acocorado e murmurando o nome de Maia. Os que passavam naquele ribeiro a beber um golo de água fresca, chamavam-lhe “Louco de Baco” porque ele não queria acreditar que a filha morrera.

Certo dia, porém, pareceu ao velho que Maia lhe aparecia, viva e alegre. Levantou-se a custo, estendeu os braços e iluminado de alegria íntima exclamou:

“Maia, minha filha, morro feliz!”
Recolha 2ºE

segunda-feira, 24 de maio de 2010

"Viver é preciso" - Campanha Pirilampo Mágico 2010

A nossa turma esteve a desenvolver um projecto, planificado pela CERCI Portalegre, intitulado "Viver é preciso" e que consistiu na decoração de uma t-shirt. Como a Maria sabe tricotar, aproveitámos a sua competência e foi construído um grande coração no centro da t-shirt, que decorámos com diversas flores, relembrando igualmente a vida da Natureza. Decidimos ainda colocar o titulo "Viver é sentir...", pois com o coração sentimos tudo o que nos rodeia. Esperamos que a Cerci goste da nossa t-shirt.



Turma 2º ano D

domingo, 9 de maio de 2010

Foram ordenados cavaleiros dos templários...


No dia 6 de Maio, as turmas do 2ºC e do 2ºE foram a Tomar para conhecer património e tradições. Durante a manhã,  fizeram uma visita guiada ao Convento de Cristo, onde viram os claustros, a sala do capítulo, a igeja e a linda janela manuelina.
Tiveram a visita do Gualdim Paes, grão mestre da Ordem dos Templários, que nomeou alunos, professores e a D. Sónia cavaleiros dos templários. Esta animação terminou com a cerimónia do "Corte da Cabeça".
Durante a tarde, visitaram o Museu de Arte Contemporânea, a Igreja de São João Baptista e o Museu dos Fósforos para conhecer a colecção de caixas, feita por Aquiles de Mota Lima.
Foi um dia fantástico!!!
O Dia da Mãe do 2ºE



As mães dos alunos do 2º ano E, que estiveram presentes na segunda-feira (dia 3 de maio), receberam e ouviram a "Declaração à Melhor mãe do mundo" recitada por todos. Depois, fizeram flores com a "ajuda" dos seus filhos, utilizando guardanapos de várias cores.
No final, todas as mães deixaram o seu testemunho escrito, no painel sobre o dia da mãe. Foi uma manhã diferente e todos os alunos gostaram muito desta actividade.

Obrigado a todas as mães!

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Segurança Rodoviária

Nos dias 3 e 4 de Maio, a nossa escola recebeu a visita da Escola Segura da Polícia de Segurança Pública. Os nossos alunos tiveram a possibilidade de se colocarem no papel de condutores e/ou peões, respeitando regras e sinais de trânsito.
Foi bom vê-los ser condutores por um dia!


Dia da Mãe na EB1 de Atalaião

No dia 3 de Maio, mães e filhos estiveram na escola e partilharam momentos deliciosos de  carinho, mimos e alegria. 
Cada turma preparou uma actividade para fazerem com as suas mães: realização de flores de papel, alfabeto de mães, leitura de textos e acrósticos, apresentação em power point de fotografias dos alunos e dedicatórias dos mesmos às suas respectivas mães...
Esta foi mais uma actividade da nossa escola que serviu para potenciar afectos...



quinta-feira, 6 de maio de 2010

Delicie-se a ouvir ler

Esta é a última gravação que os alunos da EB1/JI de Atalaião fizeram durante a Semana da Leitura para a Rádio Portalegre.
Obrigado Rádio Portalegre por esta experiência!


 Gravações da Semana da Leitura

Aqui ficam outras gravações da Semana da Leitura que passaram na Rádio Portalegre...









terça-feira, 4 de maio de 2010

Rádio Portalegre e as leituras dos alunos


Os alunos da EB1/JI de Atalaião gravaram leituras para os microfones da Rádio Portalegre que ao longo da Semana da Leitura (que decorreu de 1 a 5 de Março) os foi transmitindo, duas vezes ao dia.
Agora pode também ouvi-los aqui...

1ªGravação

"Um Leitor é um Sonhador"

Durante a última semana do mês de Abril decorreu a 2ªfase do consurso "Um leitor é um sonhador" na sede de Agrupamento - EB 2,3 José Régio. Este concurso é organizado pela DREA, tendo como objectivos a promoção da leitura e o desenvolvimento da expressão e compreensão escrita/oral.

Assim, damos os parabéns às vencedoras Helena Feiteira do 1ºano e Rita São João do 2ºano.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Dia da Mãe no Jardim de Infância

Na sexta-feira, dia 30 de Abril, as Educadoras Dora Gandarez e Ana Monteiro anteciparam o Dia da Mãe e convidaram as mães a passarem uns momentos com os seus filhos no Jardim de Infância.
Fizeram uma surpresa...filmagem de cada um a falar sobre a sua Mãe, no fim cantaram uma canção para as Mães e ofereceram-lhe um ramo de flores. Houve um lanche com bolos feitos pelos meninos do Jardim de Infância e ainda actividades para todos: pintura, desenho, recorte e colagem.
Foi uma tarde bem divertida, cheia de emoções.
Veja algumas fotos deste dia que serviu para potenciar afectos...